A T A C A D O - GRAMA ESMERALDA
 

Grama Esmeralda

É uma gramínea que pertence as espécies de Zoysia. Essa grama é derivada de cruzamento de outras variedades como Zoysia matrella, Zoysia pacifica ou Zoysia japônica.
 

Qual a sua origem?
 

Essa variedade de origem japonesa foi introduzida nos Estados Unidos por volta dos anos de 1890 e trazida para o Brasil nos anos 1970 pelo engenheiro agrônomo Minoru Ito.
Quais são suas principais características?
Suas características incluem cor verde esmeralda, folhas de textura muito fina (estreitas), boa tolerância à sombra, alta densidade de caules e rizomas,lento crescimento e pouca tolerância ao frio.

 

Por que escolher a grama esmeralda?
 

Essa variedade por anos vem sendo a grama mais comercializada e produzida em todo o país. Sua ótima adaptação à diversos tipos de terrenos, seu fácil manejamento desde o plantio até sua manutenção e sua grande beleza estética são atrativos que dão um peso maior na hora da escolha. Por isso para muitos a grama esmeralda é conhecida como a grama de melhor custo beneficio em todo o mercado.
 

Por que comprar grama esmeralda? 
 

A grama esmeralda é de ampla adaptação às condições brasileiras, podendo ser usada de norte a sul, em regiões litorâneas ou nos planaltos. Devido à sua boa capacidade de resistência ao pisoteio, foi durante muitos anos a principal espécie dos gramados de futebol do Brasil. Também é a espécie da maioria dos gramados residenciais devido a sua grande beleza e fácil manutenção.
Por que o preço da grama esmeralda tem tanta variação no mercado?
Como acontece no cultivo de outras plantações, o preço m2 da grama está relacionado a qualidade do produto.
Algumas razões para a variação da grama esmeralda preço:
O terreno onde está sendo cultivada a grama, ele pode ser irregular, ou seja será necessário mais investimento alterando o valor grama esmeralda preço m2 do produto.
A utilização de adubos mais concentrados na hora do plantio da mesma.
Maiores investimentos em infra-estrutura na produção.
Em períodos de falta de água, alguns produtores irrigam mais outros menos, isso interfere no preço final do produto.
E um dos quesitos que mais pesam é a maturação da grama. A grama necessita dependendo do solo de 1 ano ou mais para poder ser retirada de um local e plantada em outro. Ou seja quanto mais o produtor aguarda a formação melhor do produto mais investimento é necessário, enquanto isso existe produtores que acabam comercializando o produto sem ele estar completamente formado, resultando em tapetes mais ralos, cheios de falhas e com má formação.

 

Como Plantar a grama esmeralda?
 

Plantar a grama não é uma tarefa difícil. Antes de mais nada você deve limpar bem seu terreno, removendo ervas daninhas, entulhos ou outros tipos de sujeira. A adubação da grama esmeralda ou utilização de calcários fica por conta de cada um. Logicamente a utilização dos mesmos alterará do tempo de formação do gramado, ou seja seu gramado está pronto para o uso mais rápido. Quer saber mais leia nosso guia completo sobre plantio de grama.
Depois de limpos coloque os rolos ou placas de grama esmeralda alinhadamente para que fiquem bem uniformes. Após o plantio jogue um pouco de terra em cima da folhas e entre os tapetes. A cobertura de terra ajuda na retenção da umidade acelerando o processo de brotamento da grama esmeralda. Por ultimo vem o processo de irrigamento, você deve irrigar pelo menos 1 vez por dia por no mínimo 30 dias para que ela enraíze e se forme novamente.
Principais indicações

 

Por ter uma excelente adaptação em diversos tipos de solos, a grama esmeralda é praticamente utilizada em todos os segmentos. As áreas onde mais se utilizam essa variedade são:
 

Áreas residenciais - Jardins, beira de piscinas,paisagismo em geral
Obras Públicas - Rodovias, praças, prédios públicos
Áreas esportivas - Campos de futebol, golfe, beisebol, pólo, tênis, etc
Pólo Industrial - Fachada de fábricas e industrias, áreas de lazer.

 

Principais cuidados
 

A grama como qualquer outra planta necessita apenas de cuidados básicos. 
Sua altura de corte ideal é de 1,25 a 3,0 cm. 
Em períodos de seca, irrigar mais a grama. 
Se necessário utilizar uma cobertura de terra - Utilizar uma mistura com terra, areia e matéria orgânica.
Remover pragas e ervas daninhas que aparecem no gramados, geralmente removidas manualmente. Se necessário utilização de herbicidas porém utilizadas com cuidados.

 

A grama esmeralda necessita de repouso para se regenerar. Se por alguma razão o gramado começar a apresentar falhas é necessário um descanso ainda maior para ele se recuperar, ou até refazer o plantio dessa área.

Grandes Benefícios

• Baixo consumo de água - O sistema radicular da grama esmeralda é profunda, bem como extensa exigindo pouca  irrigação.

• Não há necessidade de produtos químicos - Grama Esmeralda é naturalmente resistente a pragas e doenças, assim não há necessidade de expor sua família, animais ou o ambiente a substâncias químicas.

• Roçada reduzida - Devido ao crescimento lateral da grama esmeralda é mais lento para cima o crescimento.

• Calor e Frio tolerante - Grama esmeralda prospera no calor e não mata inverno. Grama Esmeralda vai dormente virando um marrom dourado quando a primeira geada do inverno  chega. A Grama esmeralda é um dos primeiros tipos de grama a sair da dormência e 'verde up' na primavera, quando as temperaturas do solo atingir cerca de 50 °.

• Tráfego tolerante - A grama esmeralda  tem uma capacidade quase sobrenatural de reparar-se à medida que cresce em todas as direções lateralmente. Além disso, devido à sua alta densidade  é uma boa escolha para campos esportivos

• Sal tolerante - Grama Esmeralda é tolerante, tornando-se uma boa escolha para as zonas costeiras.

• Os resíduos animais tolerantes - Grama Esmeralda é mais tolerante a urina e fezes do que outros tipos de grama - mas tenha em mente que não há grama que vai sobreviver a constante exposição a resíduos animais de estimação. Se este é um problema tentar manter o pH do solo em torno de entre 6-7 pela calagem do solo.

• Controle de erosão - Uma vez plantada, a grama esmeralda  é ótima para encostas e outras áreas de alta de corrosão.

  • Grama de alta qualidade livre de pragas e doenças;

  • Realizamos serviço de plantio;

  • Realizamos serviço de irrigação por pipa;

  • Atendemos todo estado de Mato Grosso;

  • Melhor preço da região;

  • Cobrimos preço da concorrência.

                                                                                             Aguardamos seu contato!

Solicite Orçamento Gratuitamente.

Veja Também;

 
A T A C A D O - ACESSORIOS PARA JARDIM
Terra Preta
Separador de Grama
Manta Bidim
Casca de Pinus
Pedras Brancas
Argila Expandida
Seixo de Rio
Mangueira Perfurada
Mostrar Mais